Reunião realizada em 17/03/2021
1. Acolhida;
2.
Apresentação
da equipe;
3.
Empatia: não tem sido fácil para os profissionais da educação, as
famílias e as crianças ficarem sem a escola. É desafiador!
4.
Trabalho
remoto: Andamento (Atividades impressas, fotos, vídeos, áudios e interação nos
Grupos de WathsApp, aulas on-line); Retorno (Não se tem data precisa, o desejo é que aconteça o quanto antes, porém é necessário que todo o protocolo de
segurança seja atendido para a segurança de todos);
5.
Importância
da parceria escola-família e gratidão pela mesma (Destacar que a criança
percebe quando existe esse laço e isso proporciona segurança à criança e o
desenvolvimento de valores como a responsabilidade tanto atual quanto para seu
futuro, tornando-o um adulto responsável);
6.
Atenção às datas de retirada e entrega das
atividades impressas;
7.
Participação
sistemática da criança: cada proposta, embora tenha aparência de
ludicidade (brincadeira) ela desvela um objetivo a ser atingido, ou seja, pretende-se que a
criança desenvolva uma habilidade ou várias na atividade específica. Muitas
vezes, os pais podem se perguntar: por que enviar tantos áudios e vídeos? Mas há
vários objetivos para tal, tais como: manter o vínculo professor/ aluno;
vínculo criança/colega, avaliação diagnóstica referente à atividade; ampliar o
vocabulário; aprimorar a linguagem oral; desenvolver o valor da
responsabilidade e outros. Então são valiosas as contribuições das crianças no
grupo. A criança tem quinze dias para realizar as atividades, por isso se não
der para realizar no dia, gravar ou filmar a atividade no mesmo dia, poderão
fazer ao longo da quinzena; O importante é realizar;
8.
Rotina:
Importante para que a criança se situe no tempo e desenvolva futuro hábito de
estudo. Horário mais adequado para família;
9.
Lugar
para realizar as atividades: Fundamental para desenvolver hábito de
organização.
10. Deixe que a criança realize a atividade sem a
interferência de um adulto. Isso permite ao professor acompanhar o desenvolvimento da
criança e desenvolverá autonomia. Não ficará inseguro em suas ações;
11. A escrita na Educação Infantil: A criança
constrói hipóteses em relação a sua escrita e muitas vezes os professores precisam saber como a criança está pensando para fazer
intervenções para que ela avance. Por isso, caso seja pedido para a criança
escrever algo, permita que ela escreva como pensa e faremos as intervenções
necessárias. Não se assustem com a escrita da criança para que não aconteça um
bloqueio;
12. O desenho na Educação Infantil: A
criança também passa por uma construção em relação ao desenho, por isso a
importância de deixar a criança fazer seu desenho. Apenas sigam as orientações
enviadas pela professora;
13. Promover um momento prazeroso para realizar a
atividade.